
No dia 11 de agosto de 2010, foi realizada nossa primeira entrevista no setor técnico e psicológico do fórum, conforme agendado. A entrevista foi realizada por uma psicóloga e uma assistente social, as quais foram muito atenciosas conosco.
A Karen foi a primeira a ser chamada, lá permaneceu por mais ou menos uns 20 minutos, logo após fui chamado. Inicialmente nesta entrevista não iríamos participar juntos, porém no meio da minha entrevista, pediram para que eu chamasse a Karen, pois uma das perguntas que me fizeram não haviam feito a ela.
As duas pessoas que nos entrevistaram foram muito legais e atenciosas, quiseram nos conhecer melhor perguntando como foi a nossa infância, nossa relação com nossos pais, se tínhamos irmãos, nossa renda, enfim, absolutamente tudo, e logicamente as nossas pretensões sobre nosso futuro filho ou filha. Foram questões como a idade da criança que pretendemos adotar, se tínhamos restrições por cor, raça, se adotaríamos gêmeos ou irmãos, se contaríamos a criança a sua história, e o porquê das nossas escolhas.
A entrevista teve a duração de aproximadamente uma hora. A psicóloga levantou muitas questões interessantes para que nós refletíssemos durante a espera do processo, pois existem inúmeros fatores psicológicos atrelados a este grande passo que pode ou não vir a ser um problema no futuro da criança e temos que estar preparados para enfrentá-los. Ao final da entrevista, nos deram uma ficha com muitas questões para respondermos e levarmos em nosso próximo encontro.
A informação que nos passaram é que seremos intimados para um curso sobre adoção, e somente após este curso que passaremos pela próxima entrevista. Agora aguardaremos esse contato para o agendamento do curso. Nesse meio tempo provavelmente elas nos farão uma visita sem hora marcada para conhecer o local onde vivemos e onde viverá nosso futuro filho (a).
Não sabemos qual a avaliação que fizeram a nosso respeito, mas as perguntas apesar de simples e esperadas emocionam bastante e estávamos bastante nervosos.
O primeiro passo foi dado, agora é só aguardar novos acontecimentos!